Como preparar o melhor hambúrguer?

O segredo para preparar o melhor hambúrguer caseiro está na escolha dos cortes de carne.

Como preparar o melhor hambúrguer?
Receitas culinárias Grátis, imagem reprodução canva.com

O ideal é escolher mais de um tipo de corte e fazer o blend, ou seja, a mistura de dois cortes do boi, é ideal que seja feito entre carnes magras e carnes com gordura. E toda essa variedade de carnes você encontra nas lojas do Grupo Mateus, lá você escolhe os cortes e leva moído na hora.

A sugestão para os melhores cortes são:

  • O acém é um corte localizado na parte dianteira do boi, entre o pescoço e a costela, também conhecido como ponta de agulha. É uma carne gorda e macia, que harmoniza muito bem em blends.
  • A alcatra é um dos cortes nobres do boi. Fica entre a coxa e o lombo do animal, no quarto traseiro. É uma carne magra que se divide em maminha, miolo de alcatra (baby beef), picanha, tender steak e top sirloin. É uma das melhores carnes para hambúrguer.
  • O contrafilé, ou filé do lombo, é o corte mais longo do boi. Situado na parte traseira, ao lado do filé mignon. Tem uma camada de gordura grande, é saborosa e muito macia.
  • O coxão duro, conhecido também como coxão de fora ou chã de fora, é uma carne magra encontrada na parte traseira do boi. A peça tem gordura na parte exterior e fibras firmes e longas.
  • A fraldinha, também chamada de aba de filé. É pequena, macia, saborosa e suculenta. Por ser feita de fibras, nervos e gordura do abdômen do animal, a peça é uma das preferidas para blends.
  • A maminha é uma carne retirada da alcatra. É magra, se caracteriza pelo sabor suave e textura macia e suculenta.
  • O patinho é uma carne magra, tem pouca gordura, fibras macias e muito sabor. É um dos cortes mais escolhidos para o preparo do hambúrguer artesanal.
  • O peito é uma das carnes para hambúrguer mais usadas em blends ou também individualmente. Tem uma camada de gordura, é uma carne gorda que conta com grande quantidade de fibras e músculos.

Para temperar seu hambúrguer recomendamos sal e pimenta e somente na hora do preparo. Pode adicionar um pouco de alho e cebola picada para umedecer a carne ao prepará-la na grelha, frigideira ou forno. Para um sabor defumado, você pode usar páprica. Ou pode apimentar, colocando pimenta na carne. Cominho, temperinho verde e coentro são outras opções.

Deixe uma resposta